Área do paciente

Desculpe-nos o transtorno. Nosso sistema estará de volta ao normal em breve. Você pode pegar o seu exame na unidade em que ele foi realizado, na data informada na guia.

Fechar

Área do médico

Desculpe-nos o transtorno, estamos em manutenção. Em breve, você poderá acessar o resultado dos exames de seus pacientes em nosso site.

Fechar

UNIDADE BOA VISTA (MATRIZ)

Segunda à quinta: 6:30 às 19hs

Sexta: 6:30 às 18hs

Sábado: 6:30 às 12h (Apenas RM até às 17h)

UNIDADE PINA

Segunda à quinta: 6:30 às 19hs

Sexta: 6:30 às 18hs

UNIDADE PIEDADE

Segunda à quinta: 7 às 18hs

Sexta: 7 às 17hs

Aperte "Enter" para enviar a busca

Outubro Rosa: Mulheres

Avatar
Por Mariana Lobo em 10.10.2016

A faixa dos 50 aos 69 anos de idade é definida como público prioritário para a realização de exames preventivos ao câncer de mama pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – orientação seguida pelo Ministério da Saúde para procedimentos como a mamografia. Entretanto, pesquisas por parte de hospitais e clínicas particulares vem apontando para o aumento considerável de casos em mulheres a partir dos 35 anos. É neste sentido que a sociedade civil organizada e serviços de saúde privados estão se mobilizando para atender a população.

Em uma iniciativa inédita, o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila Jr. em parceria com a CasaRosa – Associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Mama de Pernambuco, oferece a partir deste sábado 15/10, realização gratuita de 60 mamografias, para mulheres entre 35 a 50 anos. As interessadas poderão se inscrever até dia 14/10 na sede da CasaRosa, das 9h às 13h, munidas de RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Os exames serão realizados aos sábados, até o dia 19/11, no Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, na Boa Vista.

Segundo a médica radiologista, Dra. Mirela Ávila Gurgel, que acompanha o serviço de saúde voltado à mulher há 15 anos, os casos de câncer de mama abaixo dos 50 anos têm aumentado no Brasil e as regras para atendimento no serviço público não vêm acompanhando os números revelados. “Cada vez mais mulheres jovens que vêm realizar exames de rotina estão sendo diagnosticadas com câncer. Não temos um estudo comprobatório e definitivo, apenas pesquisas pontuais que apontam tendências. Sem falar no dia a dia do nosso serviço. Mas o crescimento é um fato”, ressalta.

O hospital A.C. Camargo Câncer Center, de São Paulo, divulgou na semana passada dados preocupantes. Segundo levantamento do hospital, dos 4.527 pacientes atendidos entre 2000 e 2010, cerca de 40% das mulheres que receberam o diagnóstico da doença tinham menos de 50 anos e não descobriríam o tumor, caso tivessem seguido à risca as recomendações do ministério.

Para Cristina Maranhão, diretora da ONG CasaRosa, apesar do Sistema Único de Saúde garantir que existe maior incidência da doença e maior eficiência do exame em mulheres de idades mais avançadas, a luta é para estender este benefício às mulheres a partir dos 35 anos. “Temos observado que há também uma incidência de câncer mamário nesta faixa etária e que as mulheres de baixa renda, sem plano de saúde, não tem acesso à informação e aos exames”, pontua.

Este mês, a CasaRosa através de articulação Santa Casa de Misericórdia localizada no bairro da Encruzilhada, conseguiu beneficiar a população do entorno (bairros de Torreão, Campo Grande e outros circunvizinhos) com 150 mamografias. “A meta é com engajamento da iniciativa privada aumentarmos este número abrangendo também outros bairros e faixas etárias de risco”.

Serviço:

Inscrições serão realizadas na CasaRosa (Rua 24 de Junho, No 108, Encruzilhada), das 9h às 13h, até 14/10. As interessadas devem portar os documentos: RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Informações pelo (81) 3129-7761.

Os exames serão realizados no Centro Diagnóstico Lucilo Ávila Jr. (Av. João de Barros, 50, Boa Vista), de 15/10 a 19/11, em horário agendado, pela manhã. As interessadas devem portar a ficha de inscrição da CasaRosa. Somente serão feitos exames gratuitos com formulário assinado e devidamente preenchido.