marca-site

Início

>

>

Fique atento: seu cérebro pode estar querendo dizer que algo não anda bem

Fique atento: seu cérebro pode estar querendo dizer que algo não anda bem

Quanto mais informação, maior a chance de descobrir um problema no início. Veja como identificar os alertas do seu cérebro e como os exames de imagem podem ajudar.

Além dos cuidados gerais, como check-ups anuais e visitas regulares ao seu médico, é preciso cuidar com atenção da saúde do seu cérebro e ficar atento aos sinais de alerta, que, muitas vezes, na rotina, não observamos.

Esses alertas chegam até nós na forma de dores de cabeça, mal estar, náuseas e vômitos de forma recorrente. Além disso, falta de coordenação, confusão mental, desmaios e até mesmo convulsões, em casos mais extremos, podem servir de alerta para alguma alteração cerebral. Um dos exemplos mais comuns de confusão mental é a perda de memória recente, que consiste em não lembrar algo que acabou de fazer ou que acabou de ouvir. O esquecimento de locais e atividades comuns da rotina também é uma característica importante e que deve ser levada em consideração.

Tremores nas mãos, lentidão nos movimentos, perda de olfato, fraqueza muscular e distúrbios do sono são indícios menos comuns, mas também podem ser um sinal de que algo não está funcionando bem em nosso cérebro.

Caso apresente um ou mais sintomas, como os descritos acima, de forma recorrente, fique atento e procure um neurologista da sua confiança. Essa é a especialidade mais indicada para investigar alterações no cérebro, medula espinhal ou sistema nervoso em geral. Porém, após consulta inicial, para chegar a um diagnóstico preciso, os exames por imagem são essenciais. Cada um desses exames tem uma função específica para análise médica e, posteriormente, vão auxiliar o médico a traçar uma estratégia para o tratamento.

Os mais comuns são a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética, que identificam anormalidades estruturais, como abscessos, tumores, hidrocefalia, hemorragias, evidências de acidentes vasculares, entre outras alterações.

Outros exames podem ser solicitados, de forma adicional, para prosseguir com a investigação e ampliar o leque de possibilidades para o tratamento, como a Angiografia, a Ultrassonografia Doppler, a Venografia e a Espectroscopia. 

Além de ser o órgão mais importante do sistema nervoso, qualquer disfunção no cérebro pode desencadear consequências em todo o corpo humano e em seus sentidos, prejudicando áreas importantes e diminuindo muito a qualidade de vida de um indivíduo. Por isso, ele merece uma atenção especial em relação aos alertas que emite, informando-nos que algo não anda bem. 

Aqui, no Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, você encontra todo o suporte para realização dos seus exames de imagem na região da cabeça e do cérebro. Estamos à disposição para te ajudar no que for preciso.

Fique atento aos sintomas e procure ajuda médica sempre que julgar necessário.

Receba nossa newsletter






    Posts Populares