Aperte "Enter" para enviar a busca
IMG_7856 (1)

Lesões renais e exames de imagem

O Centro de Estudos do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila Jr. promoveu esta manhã, no auditório da clínica da Boa Vista, a palestra Lesões sólidas renais e revisões dos aspectos ultrassonográficos. Voltado ao corpo médico do centro diagnóstico, o encontro foi conduzido pela a médica radiologista Dr. Andrea Farias.

Durante a aula, a especialista abordou a utilização da ultrassonografia (US) para a detecção e caracterização de nódulos nos rins. Segundo Dr. Andrea, a ocorrência de tumores renais têm uma incidência aumentada e a US mostra-se um método acessível para identificar esses nódulos nos rins. “Hoje, lesões como os carcinomas renais são o 7º subtipo histológico de tumores malignos”, ressalta.

“Em conjunto com a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM), a ultrassonografia fornece ferramentas adequadas para tentar diferenciar a lesão maligna da lesão benigna renal”, explica a médica especialista.

A aula de hoje dá continuidade ao primeiro encontro médico do ano de 2017 que abordou o tema Lesões císticas renais – revisões e armadilhas, com palestra do Dr. Antônio C. Azevedo.

Debates
O Centro de Estudos do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila Jr. tem promovido palestras médicas, discussões e estudos de caso. Outros temas serão debatidos para atualização e troca de informações dos profissionais desta organização.

“Todo o corpo médico da clínica participa ativamente das reuniões, não só para atualização, mas para uniformizar os relatórios e todos entrarem em sintonia”, destaca a diretora técnica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila Jr., a médica radiologista Dr. Mirela Ávila Gurgel.